Agile. Scrum. Waterfall. Strategic. Adaptive. PERT. Six Sigma. Todas essas palavras tem em comum a gestão de projetos.

Quem nunca ouviu esses chavões? São palavras-chave importantes para o gerenciamento de projetos, mas sem conhecimento de como elas significam e como entendê-las, elas não são muito boas para você.

Por isso, queremos dar uma olhada de alto nível no gerenciamento de projetos, para que aqueles que estão entrando nessa área (ou já estejam trabalhando nela) vejam algumas etapas, tarefas e metodologias bastante comuns nas quais você encontrará maneira.

O gerenciamento de projetos é uma tarefa importante e é por isso que queremos garantir que você esteja equipado para lidar com isso da melhor maneira possível.

O que é gestão de projetos?


O gerenciamento de projetos é uma perspectiva de alto nível de toda a estrutura de um projeto em que você está trabalhando. Desde o seu início, a eficácia, a equipe e o tempo, o marketing e a receita. Por isso, ser gerente de projetos pode gerar uma grande pressão. O gerente é quem garante que todos os detalhes do projeto sejam atendidos.

Assim, o Gerente de Projetos garante que todos os detalhes do projeto sejam atendidos. Portanto, ele pode usar várias metodologias para fazer isso, juntamente com várias ferramentas e aplicativos. Afinal, nem as melhores ferramentas, metodologias e estratégias não ajudarão se ele não souber os motivos por trás de usá-los e tirar o melhor proveito deles. E é isso que vamos mostrar aqui!

Gerenciamento de Projetos, Passo a Passo

Cada projeto é diferente, mas se você tiver sido designado como gerente, desejará detalhá-lo o máximo possível. Assim, peças menores e menores tornam a coisa toda muito mais gerenciável. Para você e sua equipe.

Enquanto os apresentarmos em uma lista ordenada de etapas, você não poderá executar todas elas para cada projeto. Por isso, seu fluxo de trabalho pessoal pode reordenar alguns.

Mesmo os omita completamente. Queremos que este seja um guia geral para que você possa ver o que realmente é o gerenciamento de projetos. Fora de alguns (como números 1 e 7), você pode realmente tratá-los como uma lista de itens a serem considerados ao trabalhar em um projeto.

Como descrever o escopo do projeto

  • Determinar quais funções são necessárias para o sucesso do projeto
  • Monte uma equipe com base nessas funções
  • Divida o projeto em tarefas menores
  • Atribuir tarefas aos membros apropriados da equipe
  • Trabalhe nas tarefas atribuídas e monitore o progresso da equipe, respondendo a perguntas e preocupações, corrigindo o curso, se necessário
  • Finalize tarefas e finalize o projeto

Em suma, esses sete passos são bem simples. Mas eles não são fáceis. Logo depois, quando você começa a trabalhar como gerente de projeto, é fundamental que você esteja organizado e no caminho certo.

Ferramentas para a Gestão de Projetos

Com o tempo, reunimos vários artigos de gerenciamento de projetos para você. À medida que você se aprofundar em cada aspecto de ser gerente de projetos, diferentes dificuldades surgirão de tempos em tempos.

Dessa forma, queremos ter certeza de que você tem uma imagem melhor e mais precisa do que está à sua frente, portanto aqui está uma breve descrição do que é o gerenciamento de projetos Agile, juntamente com Lean e Scrum e várias outras ferramentas e aplicativos que levarão seus estilos de gerenciamento e habilidades para o próximo nível. (links em inglês).

Conclusão

Definitivamente, o gerenciamento de projetos é uma tarefa difícil. Você precisa ser organizado e proativo, certificando-se de que todos os detalhes sejam levados em consideração, então o ideal que se faça isso antes mesmo de começar a trabalhar).

No entanto, adotar um plano de jogo e um conhecimento prático de várias ferramentas e metodologias, bem como uma sensação de reunir a equipe certa que pode colaborar e usar suas habilidades para se complementarem, absolutamente levarão seu projeto do início ao fim será sempre o melhor caminho.

Enfim, me responda: qual é o seu principal conselho para gerenciar projetos?

Fonte: https://www.elegantthemes.com/blog/business/a-quick-start-guide-to-project-management